Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de junho de 2009

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PENSAMENTO CRÍTICO.





– O Pensamento Crítico é um pensamento razoável e refletido, preocupado em ajudar-nos a decidir em que acreditar ou o que fazer. (Robert Ennis)


- Filosofia e Pensamento Crítico
– Pensamento Crítico não é filosofia. Não é possível fazer filosofia sem pensar criticamente, mas é possível pensar criticamente sem fazer filosofia.



Saber pensar é fundamental. Todos sabemos pensar, mas nem todos o fazemos da melhor forma

Mas Como ?
-Incentivando-se à discussão e a formulação de argumentos sobre temas atuais, retirados de fontes acessíveis como jornais, revistas, telejornais, artigos de opinião, editoriais, mitos urbanos, opiniões do senso comum, etc. Numa fase mais adiantada procurar-se-ão temas de discussão em áreas como a história da filosofia (área privilegiada do pensamento crítico).


Não é difícil perceber que quem possui crenças mais razoáveis e mais sólidas acerca de seja o que for será menos vezes induzido em erro e tomará melhores decisões que aqueles que possuem crenças infundadas e irracionais.

-Portanto,l para o desenvolvimento do pensamento critico se deverá procurar Identificar e avaliar os diferentes elementos presentes num raciocínio/argumento (razões, conclusões, pressupostos, valores, informações, explicações, etc.); clarificar e interpretar expressões e ideias; avaliar a aceitabilidade e a credibilidade de afirmações; analisar, avaliar e produzir explicações; analisar, avaliar e tomar decisões; concluir correctamente a partir das razões apresentadas; produzir argumentos claros e precisos.

(Tomás M.Carneiro)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, Comente!

MARITZA

MARITZA
KATAKANA